Hotjar: a melhor ferramenta gratuita para métricas!

Você já ouviu falar em Hotjar? Tendo ouvido ou não, aqui eu vou te dar bons motivos para procurar saber do que se trata. E ainda te dou uma ajuda: eu explico como extrair o melhor da ferramenta aqui mesmo neste post!

Se você tem um blog ou empreende online, ter dados precisos da forma como os visitantes interagem com o seu conteúdo é fundamental. São esses dados que te darão segurança sobre o que dá certo e o que não funciona e são eles que vão te mostrar quais são as melhores oportunidades de negócios e quais são os desafios que você precisa superar, em seu ambiente online, para conquistar seu visitante e transformá-lo em lead e, em seguida, em cliente.

Você já deve ter se perguntado algo como: como acompanhar as páginas que são visitadas em meu site? Como saber os locais mais clicados (os populares mapas de calor das páginas)? Como ter métricas precisas de conversão em meus funis de vendas e nas minhas páginas de captura? Como saber de modo simples o que as pessoas acham de sua experiência em minha página? Como saber o porquê de as pessoas abandonarem as páginas?

Ou, ainda: como fazer tudo isso de modo simples e efeito?

É para responder a essas questões, bem complicadas, que estou escrevendo esta artigo para você. Aqui vou te esclarecer como fazer tudo isso aí em cima de forma simplificada, intuitiva, com uma incrível experiência de usuário e em uma única plataforma! Isso vai te poupar muito tempo e esforço , pois com a dica que eu vou te dar neste artigo você não precisará ficar correndo e uma ferramenta para outra nem quebrar a cabeça para tentar integrar todos os dados! E sabe o que é melhor? Pelo menos até 31 de março, você pode ter tudo isso gratuitamente!

O fantástico mundo das métricas

É provável que você já tenha ouvido falar em palavras como analyticsinsights métricas. Talvez você tenha, inclusive, passeado pela web à procura de artigos ou de ferramentas realmente poderosas para te ajudar com tudo isso. Por essa razão, antes de falar do Hotjar, eu quero te explicar melhor o que é e para que serve, especificamente, “o fantástico mundo das métricas”.

Métricas são, nada mais nada menos, que dados que te ajudam a medir o seu desempenho. Na prática, você vai usar ferramentas (sinônimas) de analytics (análise) e insights (percepções) para saber, por exemplo, de onde vieram os acessos, para quais páginas foram, por onde as pessoas passaram, quanto tempo ficaram, onde clicaram, onde abandonaram o site, etc.

São esses dados, entregues por essas ferramentas, que vão te dar informações para que você saiba se você vai bem ou se vai mal. Um exemplo claro disso, para te ajudar a visualizar: aqui neste artigo sobre como converter mais gastando menos com o Facebook Ads, eu explico que para que o Facebook otimize seus anúncios é necessário ter uma taxa de conversão de 0,5% (e mostro como mensurar essa taxa). Isso é uma métrica. São dados indicadores de desempenho sendo medidos.

Na prática, que diferença faz?

Saber como “metrificar” é saber como encontrar as fragilidades e potencialidades de seus empreendimentos e campanhas. E para isso existem diversas ferramentas diferentes, como CrazyEgg, Google Analytics, ClickTale, Clicky, etc. O grande desafio é que, com tantas ferramentas, acaba-se investindo muito tempo para extrair os dados e juntar as informações de todas as ferramentas. Além disso, muitas dessas aplicações são pagas, o que eleva o custo.

Assim, quanto mais informações tivermos em menos ferramentas, mais tempo pouparemos e mais facilmente conseguiremos integrar todos os dados de que precisamos para mensurar o desempenho. Além, claro, de diminuirmos custos.

E o que o Hotjar tem a ver com isso?

Hotjar, que está em fase Beta até 31 de março, integra em um só lugar mapas de calor (para “mapear” as áreas mais clicadas nas páginas), formulários de perguntas em pop-up a serem exibidas na página (podendo ser configurados para exibição quando o usuário vai deixar o site), ferramenta de questionários personalizáveis (como SurveyMonkey), mapeamento de funis (monitorando a ação do visitante em cada uma das páginas, seja para vendas ou geração de leads) e ainda disponibiliza a possibilidade de “gravar” os movimentos feitos pelo visitante de sua página.

Esse é o grande diferencial competitivo do Hotjar. Tenho usado a aplicação aqui no site da Dialógica Comunicação Estratégica há 5 dias, e os resultados de mensuração têm sido poderosos! E o melhor de tudo isso é que, até 31 de março, ao indicar 5 pessoas para solicitaram um acesso de testes à ferramenta, você terá tudo isso gratuitamente! Basta clicar aqui, seguir até o Hotjar, e preencher seu e-mail no campo indicado. Feito isso, é só mandar o seu link de indicação para cinco amigos/as e fazer com que eles/as se cadastrem.

Pronto. Isso garantirá, além do acesso instantâneo a todas as ferramentas, um mês de acesso gratuito à versão PRO do Hotjart, que custará US$ 29 (sem limite de sites monitorados). Os desenvolvedores mantiveram tudo em versão Beta durante 7 meses e agora, com tudo aprimorado, irão colocar o material no ar. E a única coisa que posso dizer é: tudo é muito intuitivo, integrado, fácil de usar, responsivo e com uma interface incrível. Mesmo na posterior versão paga, o Hotjar vale cada centavo investido.

Hotjar: métricas dos 7 meses em versão Beta
Hotjar: métricas dos 7 meses em versão Beta

E eu tenho uma boa notícia: se você não quiser depender da indicação de 5 pessoas para garantir um mês da versão PRO gratuitamente, eu vou entregar convites para as três primeiras pessoas que comentarem este post. Eu garanto: vale muito a pena sentir o gostinho do que o Hotjar oferece!

  • Filipe Cantagalli

    Olá…me cadastrei pelo seu link agora lá…., se ainda tiver convites, gostaria de receber um, obrigado.

    • Oi, Filipe! Já esgotei meus convites com o pessoal que comentou acima… Mas você pode convidar 5 pessoas para ter sua conta liberada! 🙂

  • Alesson Gois

    opa!

    • Opa! Convite enviado pro teu e-mail, cabra! 🙂

  • Marlos Araujo

    Eu que trabalho na área, me interessei muito por essa ferramenta!

    • Pra mim, foi tiro e queda: facilitou e muito meu trabalho com métricas e resultados. E enviei ao teu e-mail o convite para usar a ferramenta! 🙂

  • Christiane Dutra

    Olá, essa ferramenta parece realmente ser muito legal. Gostaria de ter acesso à versão pro.

    • O Hotjar é excelente, Christiane! Vale muito a pena. Enviei o convite ao seu e-mail. Abraços!